segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LINHA ABERTA PARA A EDUCAÇÃO

*Idenilton Barbosa

Em caráter de continuidade da discussão a respeito do texto de Pierre Lévy, ventila-se a prática cada vez mais frequente de se utilizar os recursos da EAD (Ensino Aberto à Distância) no ambiente escolar presencial. A influência do EAD na escola presencial originou uma nova modalidade educacional que reúne o que normalmente se faz em toda e qualquer escola e a utilização das hipermídias, sobretudo as disponibilizadas por meio da internet, chamada Educação Online.

Este modelo possibilita ao estudante, entre outras coisas, o acesso às informações em rede no exato momento em que ele está na sala de aula. Ou seja, seu contato com o universo disponibilizado pela internet não precisa ser feito somente fora da escola, em sua casa, ou numa lan house, numa pesquisa ou consulta posterior, mas pode e deve perfeitamente ser feito como parte da aula, convivendo muitas vezes com práticas pedagógicas mais tradicionais.

Outro benefício é a educação coletiva cooperativa. Trata-se da interatividade proporcionada pela Educação Online tanto entre os estudantes e seus professores, como com seus colegas de classe e até mesmo com outros estudantes de outras escolas e de outros lugares do mundo. Tudo isso, é bom lembrar, pode e deve ser feito da escola mesmo. As oportunidades aqui presentes inclui desde a sociabilidade entre esses sujeitos envolvidos nessa interatividade, até a troca de informações e saberes que acrescerão mutuamente aos seus conhecimentos, o que, sem sombra de dúvida, enriquecerá o processo de ensino-aprendizagem.

*Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia


Um comentário:

  1. Olá Idenilton,
    boas reflexões, mas tente colocar-se mais na discussão, trazendo tuas próprias experiências para ajudar. Também invista na hipertextualidade. E não esqueça de postar, pelo menos, uma reflexão de cada aula.

    ResponderExcluir