Pastoral & Eclesiológico



AUTOBIOGRAFIA

Nasci em 20 de maio de 1970, em São Roque do Paraguaçu, Distrito do Município de Maragogipe, Bahia. Sou o filho mais novo do casal Irênio Barbosa (in memorian) e Benedita de Jesus Barbosa.

Quando eu estava ainda muito pequeno, meus pais, com seus nove filhos, mudaram-se com toda a família para Salvador, em busca de melhores condições, a fim de manter e educar seus filhos com mais dignidade. Piedosos, com seu exemplo, meus amorosos e zelosos pais sempre me ensinaram princípios éticos que foram decisivos para a formação do meu caráter e o desenvolvimento da minha personalidade.

Converti-me aos treze anos e fui batizado em 13 de novembro de 1983, na Primeira Igreja Batista do Lobato, pelo Pr. Carlos de Souza Menezes. Integrado ao ministério de minha igreja, participava de todas as atividades, principalmente dos Embaixadores do Rei, das ações da juventude, dos trabalhos de evangelização, na direção de cultos, na direção de pontos de pregação, pregando na igreja e nas congregações.

Ainda na adolescência, senti-me chamado por Deus para o ministério pastoral, pelo que, atendendo à determinação divina, após concluir o ensino médio, ingressei no seminário para preparar-me adequadamente. Colou grau em Teologia em 1993, no então Seminário Batista da Bahia (hoje, Seminário Teológico Batista do Nordeste) e tive a honra de ser o orador da minha turma. Após ser aprovado em exame conciliar, fui ordenado ao ministério pastoral em 30 de maio de 1994, na Primeira Igreja Batista do Lobato. Meu concílio foi presidido por meu irmão, Pr. Irenilson de Jesus Barbosa, que era o pastor-presidente da Igreja.

Em 29 de outubro do mesmo ano, casei-me com o meu grande amor desde a adolescência - Solange Ibrahim Alves Barbosa. Com ela tenho três das maiores riquezas da minha vida, meus preciosos filhos Vinícius, Marina e Milena.

Atendendo ao convite da então Convenção Batista do Distrito Federal (Convenção Batista do Planalto Central, atualmente) e da Igreja Batista Nova Jerusalém, no Gama-DF, em 12 de agosto de 1995 tornei-me missionário do convênio CBDF/IBNJ em Unaí - MG, onde ajudei a fundar a Primeira Igreja Batista de Unaí, em 27 de novembro de 1999, permanecendo como seu pastor até setembro de 2002. Na mesma cidade, fui também presidente do Conselho de Pastores. Após sete anos de trabalho no noroeste mineiro, assumi o pastorado da Igreja Batista Palavra Viva, em Luziânia - GO, em 08 de setembro de 2002, onde servi ao Senhor até dezembro de 2007.

No período em que atuei na Convenção Batista do Distrito Federal, assumi diversas funções, entre as quais, membro da diretoria da Associação Batista Sudeste de Brasília, membro do Conselho Geral da CBDF e de várias comissões, bem como da Junta Administrativa da FTBB - Faculdade Teológica Batista de Brasília.

Ao retornar a Salvador, recebi o convite para auxiliar o Pr. Sílvio Rodrigues dos Santos no pastorado interino da Igreja Batista do Costa Azul. Tendo sido convidado para ser seu pastor efetivo, em 10 de julho de 2010 assumi com alegria a missão de liderar este rebanho do Senhor, ao qual aprendi a amar. Realizando um ministério que enfatiza a evangelização e o discipulado efetivo, com a ajuda de cada membro, objetivo conduzir a Igreja Batista do Costa Azul no cumprimento da missão que recebeu de Cristo Jesus, de maneira integral.

DO BATISMO AO PRIMEIRO PASTORADO
Batizado em 13 de novembro de 1983;
Graduado em Teologia em dezembro de 1993;
Ordenado ao Ministério Pastoral em 30 de maio de 1994;
Casado desde 29 de outubro de 1994;
Empossado na então Congregação Batista de Unaí em 12/08/1995

IGREJAS DO MEU PASTOREIO
Primeira Igreja Batista de Unaí (12/08/1995 a 01/09/2002)
Igreja Batista Palavra Viva (08/09/2002 a 18/12/2007)
Igreja Batista do Costa Azul (Desde 10/07/2010)


Reflexões Pastorais

2 comentários:

  1. Estou feliz no Senhor,em vê essa família abençoada.
    Não esquecer de vc.
    Que Deus continue abençoando seu ministério,

    ResponderExcluir