segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BLOG NA EDUCAÇÃO

Com o dinamismo que é peculiar a todo e qualquer ambiente virtual, o blog experimentou transformações desde que foi concebido. No início, constituía-se como um diário utilizado somente por jornalistas, com a finalidade de roteirizar suas ações e noticiar os fatos. Entretanto, seu uso foi ampliado e democratizado, de modo que, hoje, é um recurso utilizado por pessoas de diversos segmentos, inclusive professores e educadores em geral.
Suas características iniciais foram preservadas e acrescidos outros aspectos. Assim, o blog apresenta-se como um espaço para o relato e narrativa de atividades e acontecimentos, para a publicação de conteúdo analítico e opinativo, com a utilização de múltiplas linguagens em suas postagens. Além disso, ao mesmo tempo que tem um cunho autoral e pessoal, abre-se para a interatividade por meio da colaboração de outros atores, bem como apresenta-se de maneira dialógica.
Essas características tornam o blog um espaço extremamente interessante para as pretensões dos processos educativos e da difusão do conhecimento. Considerando que a educação é algo que acontece a partir das  experiências dos sujeitos nela envolvidos, de modo multifacetado, criativo e interativo, a utilização do blog cai como uma luva.
O uso do blog para fins educacionais representa um passo significativo na caminhada irreversível da inclusão digital de educadores e educandos, inserindo-os num processo dinâmico de comunicação de ideias, experiências, conhecimentos, de uma forma atraente e relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário